sexta-feira, 11 de outubro de 2019

Reflexões sobre o Estágio


"Nem tudo são flores!"
Começo essa reflexão com uma frase super clichê, mas que descreve perfeitamente o que penso nesse momento após concluir o meu processo de regência nos anos iniciais do ensino fundamental. Se eu tivesse que descrever esse processo em uma palavra, seria batalha. Na qual eu venci em alguns dias, mas fui vencida em outros e as sensações vividas foram o que tornaram esses dias tão intensos e necessários para a minha formação acadêmica.
O estágio é desgastante física, emocional, psicológica e financeiramente, exige do estagiário em todos os sentidos, mas o que seria de nós sem essa oportunidade da prática?
É tão bonitinho na teoria, nos livros e textos lidos, mas na prática, meninxs... é onde filho(a) chora e mãe não vê, a vontade de desistir, o sentimento de impotência, os questionamentos sobre o curso e a nossa prática, mas foi aonde eu me descobri mais forte e persistente, capaz de driblar as circunstâncias e conseguir colocar o meu planejamento em prática. Descobri que planejamento é sinônimo de flexibilidade e que a educação é o caminho, um caminho árduo, denso, com muitas dificuldades no percurso, mas que na linha de chegada, os frutos colhidos são saudáveis, o reflexo de todo um processo é visto e tudo passa a valer a pena. E é com esse pensamento, não de mudar o mundo, mas de mudar a mim mesma e ao meu aluno que pretendo seguir na educação, seguir firme e acreditando no poder transformador que podemos plantar um no outro.






2 comentários:

  1. Eta como você foi verdadeira na sua reflexão. O dia a dia de uma escola requer de nós persistência, investimento emocional e acreditar nas crianças a cada dia.
    Me conte quais as estratégias você vem utilizando para que os alunos aprendam?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, pró... e é a partir dessa oportunidade de vivenciar o chão da escola que podemos aprender a lidar com essas situações que enfrentamos quase ou diariamente.
      As estratégias utilizadas foram utilizar recursos que eles demonstravam foco e maior compreensão, como vídeos, músicas, poesias, histórias e atividades direcionadas ao nível em que cada aluno se encontra, isso facilitava o desenvolvimento deles nas atividades.

      Excluir